28 outubro, 2010

De repente, GENTE!


De repente, GENTE.




GENTE é tudo singular. GENTE é o coletivo do ser único, GENTE! GENTE é tudo diferente, mas é tudo GENTE. Em todos os cantos deste planeta há de haver GENTE. Para todas as condições de vida possíveis há de ter GENTE. Para todas as necessidades existentes há de existir GENTE. Há GENTE para tudo neste mundo. GENTE é um apelo às regras das diferenças compartilhadas. A sentença é simples: único e diverso - GENTE.

 
Visite todos os cantos do mundo, permita-se entrar nas mais distantes tribos, os mais longínquos lugarejos e você há de se surpreender e se reinventar com a complexidade e riqueza do ser GENTE. Os lugares são belos ou feios porque por alí há ou já houve GENTE.


Lugares existem muitos, uns com beleza que conquista fácil, é só chegar e amar, outros com belezas mais rudimentares que precisam ser aprendidas para serem amadas, outros cujas belezas parecem sinônimo de inferno ou de tristeza, mas todos com sua razão de ser e de existir para toda a GENTE. Você sabe o que o faria achar o inferno bonito? GENTE! O ser humano se distancia dos outros animais e de si mesmo pela capacidade que tem de ser GENTE - complexo em sua existência. O ser humano cresce e evolui quando se torna capaz de ver e valorizar a diversidade que cabe dentro da GENTE. Comparar um ser a outro é primitivo e rudimentar, é como tentar aproximar céu e mar. Não dá!



Toda a GENTE tem algo a nos ensinar. GENTE é este ser cheio de novidades para revelar. Uns com pés no chão, traços primitivos, modos grotescos, outros mais polidos, aparentemente civilizados, ricos. Sensível, humilde, rude, prepotente: GENTE. GENTE gosta de GENTE e não se sente contente se não acha um par com quem compartilhar suas diferenças, com quem renovar sua existência, com quem contrapor sua resistência.




Ser GENTE me torna igual a você, mas não me torna você. GENTE é tudo diferente. Aceite as nossas diferenças. Não tente fazer de mim a sua imagem e semelhança. Muitas guerras se constroem assim. O outro é o que faz desse mundo um lugar fantástico para se viver.

Um lugar que só é incrível porque é capaz de nos oferecer uma diversidade enorme de GENTES. Com todas elas somos capazes de renovar sonhos, sentidos, de reviver, reinventar, reexperienciar, resignificar, reencontrar. GENTE é o acervo vivo daquilo que aprendemos chamar de cultura e que depois passou a ser acervo de tudo que já foi da GENTE. Aprenda a ser GENTE.

2 comentários:

  1. sue,

    adorei!

    belo, sensível... maravilhoso o seu texto.

    "gente é pra brilhar e que tudo o mais vá pro inferno" - maiakóvski.

    :)

    bj

    ResponderExcluir
  2. Adorei que vc adorou!

    Obrigada por sempre me deixares umm recadinho valioso.

    Beijos grande, de GENTE grande como vc.

    :)

    Sue

    ResponderExcluir

Obrigada pela Visita!
Abraços da Sue.

Um carro passa, você sente a chão vibrar. O som é altíssimo, mas está tudo certo, você já se acostumou com isso.  Um bar da esquina ...